quarta-feira, 20 de maio de 2009

" Amo como ama o amor "


Não se preocupem! Não me atreveria a definir o amor por aqui. Até porque, acho eu, ser ele um sentimento meio que "indefinível"(céus! essa palavr existe?).
No entanto, antes de mais nada, preciso deixar claro que, pra mim, a maior demonstração de amor é que Deus deu seu filho único numa cruz por nós, sendo nós ainda pecadores. E isto é fato! Mas, como em todas as áreas, Deus SEMPRE excede as espectativas, tratarei aqui apenas do amor entre nós, meros mortais.


Meu intuito não é diagnosticar o que é amor verdadeiro e o que deixa de ser, afinal cabe a cada um saber o que sente . E cabe aos outros acreditar ou não. O fato é que além do amor, existe a problemática do " como demonstrar amor" e lembro de ter aprendido um pouquinho sobre isso quando estudei as tais "linguagens do amor".
Muitas vezes nos deparamos com situações do tipo " aquele pilantra não te ama!Vc acha q isso é amor?" , ou " Tá te enchendo de presentes? Ih! Tá querendo te comprar". Existem ainda as filosofias derivadas de músicas como: " quando a gente gosta é claro que a gente cuida" e por aí vai. Um verdadeiro repertório de ilustres filósofos de butequim que pretendem fazer de suas palavras a completa definição do que é o amor e de como amar.

O fato é: Existem diferentes tipos de amor: Eros, Philia, Storge,Ágape...todos são nomes derivados da mitologia que expressam respectivamente o amor sexual , o amor a nível de amizade, amor entre familiares e o amor incondicional de Deus por nós. Mas a questão que torna as coisas realmente confusas é que existem diferentes maneiras de demonstrar amor! E esse é o objetivo do meu post de hoje.

As diversas formas de mostrar que se ama são chamadas de linguagens do amor. Elas são cinco:
1- Toque
2- Tempo de qualidade
3- Palavras
4- Ações de serviço
5- Presentes.

A questão toda deve ser encarada como se essas linguagens fossem verdadeiros idiomas, porque na prática é assim que funciona.Alguns adoram dizer EU TE AMO sempre. Outros não. Mas as pesssoas que o fazem tem como "idioma" a linguagem das palavras. Esse é o jeito desse tipo de pessoa de demonstrar amor.Falando. Geralmente, eles não percebem que a pessoa amada possa preferir um carinho ou outra coisa. Ele ama e transmite seu amor nesse idioma. Infelizmente, aquele que é amado , quase sempre, fala outra língua. E daí surgem os problemas de relacionamento!(rs)

Uns amam atráves de presentes, e nao significa que querem comprar alguém! É o jeito que encontram de mostrar seu sentimento. O problema é que quem "fala" de uma maneira, só entende dessa maneira . Então, quando o parceiro vem "falando" em linguagem diferente, a pessoa não entende, acha que não é valorizada ou correspondida e tudo mais.

Existem aqueles que apreciam um bom tempo junto, o chamado tempo de qualidade, onde há conversa, troca de experiências, etc. Outros gostam de tocar. Demonstram seus sentimentos em carinhos que nunca acabam e não se cansam disso! Ainda tem uns que preferem mostrar o que sentem atráves de ações pela pessoa que se ama.
Todas as linguagens, querem, no fim das contas, dizer o mesmo eu te amo que aquele que tem o
idioma das palavras diz na maior naturalidade. Nenhuma língua é melhor ou pior. São apenas maneiras diferentes de expressar a mesma coisa. Afinal, que graça teria a vida se todos fôssemos iguais?

Fica a dica: Se cada um fala uma línguagem, fica óbvio que também só entende nessa linguagem. Então, tentem explorar a maneira de amar dos seus amados e assim transmitir o seu amor na linguagem deles, pra que eles possam compreender e por fim, se sentirem amados de verdade.

Pra terminar, deixo com vocÊs uma mensagem de Fernando Pessoa que me emprestou o título do post

"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"

Um big beijo,
a Bléia de sempre!

13 comentários:

  1. É verdade. Mas aí vai uma pra você, filósofa: e quando o amor é tanto, mas tanto, que nenhuma dessas cinco linguagens podem sequer chegar perto de uma demonstração razoável do que se sente?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. q bonito, vc fala de amor e poe uma foto nossa.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Sim, a palavra indefinível existe.
    E o post tá lindo, bem escrito e bem pensado.

    Seguindo teu pensamento, arrisco complementar.
    Existem, ainda, pessoas que usam mais do que apenas uma dessas linguagens ;)

    Um beijo, amigona.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo ao comentário...as linguagens não servem para demonstrar o QUANTO SE AMA. Isso vai de indivíduo pra indivíduo e independe do idioma.É como se vc me perguntasse o que fazer se nem o ingles e nem o espanhol conseguem medir o sentimento de alguém. As linguagens do amor não são medidores do mesmo. Se não há capacidade de demonstrar intensidade a culpa certamente não pertence ao ingles , ou alemão, ou francês...e sim `a pessoa que faz uso destes idiomas.
    O idioma é apenas uma maneira de falar. E como são diferentes, é necessário que se traduza o inglÊs em francês para que aquele que fala francês, consiga entender...

    Respondi?

    ResponderExcluir
  5. a questão básica aqui é: a linguagem foi feita pra comunicação.
    Agora, quem rege a comunicação é vc!
    Então, SE não há em vc um método de utilização da língua pra explicar o que vc mesma que dizer...não há como culpar o português e nem os demais idiomas.

    Com " eu te amo" e " I love you" não se demosntra quantidade. Apenas se diz o que se sente.

    ResponderExcluir
  6. lembrando "a walk to remember" e claro a biblia: "tudo suporta, tudo espera e tudo crê", o amor é realmente algo sem definição própria, creio que o amor não seja um sentimento e sim atitude ! Amei o post como sempre...




    antes que me esqueça...EU AMO VC !

    ResponderExcluir
  7. Leia o post de Caio no "tintaaoléo" :)


    Leia!
    Leia!

    ResponderExcluir
  8. Amiga, o amor é complicado mas puro em sua essência. Existem alguns amores e muitas maneiras de amar, consolidado em atitudes o amor se torna mais forte e estável. Enfim, posso ficar falando a noite toda sobre isso, no entanto fecharei com uma única expressão: Deus proverá! HAHAHAHAHA, acho que vc vai entender.
    Beijos e te amo (pura e lindamente como uma melhor amiga do mundo!). Boa noite Bibiãn!

    ResponderExcluir
  9. O amor é o sentimento universal todo tipo de pessoa sente seja ela de coraçao bondoso ou maldoso, todos amam alguem e todos demonstram esse sentimento porem alguns naum conseguem ser percebidos devido a uma forma naum convencional de se demonstrar,to com sono e ja naum estou conseguindo ser muito claro .rs porem resumindo oke keria dizer, todos sem exceçoes amam des dos "Cristoes" Budistas e etc.. ate os pisicopatas , terroristas e "Comunistas" por mais ke pareça ke a pessoa é algo muito de ruin ela tem alguem ke amam , o amor é algo ke esta no ciclo de vida de kulker ser humano,é instintivo e naum da pra fugir disso seja kem for a pessoa...
    Nem sempre meu filtro ke fika entre meu cerebro e minha boka ou mão funciona legal ,mais talvez tenha passado um pouco doke penso .rs
    beiju

    ResponderExcluir
  10. Agora atualiza, né?
    FÉÉÉÉEERIAAAAAAAAAAS! \o/

    Saudade de você já :~

    Te adoro, amigona.
    :*

    ResponderExcluir
  11. Respondendo ao Caio:
    As vezes uma foto é SÓ uma foto.

    ResponderExcluir
  12. O amor é a fórmula da vida.
    Nos completa.

    Eu amo vc.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a definição..... E como esta escrito no começo... e devemos seguir os ensinamentos de Deus.... Acredito e tento viver assim.... O verdadeiro amor se resume em entrega pela pessoa amada... Deus se entregou por amor a nos...

    Bjs...

    ResponderExcluir