Não se preocupem! Não me atreveria a definir o amor por aqui. Até porque, acho eu, ser ele um sentimento meio que "indefinível"(céus! essa palavr existe?).
No entanto, antes de mais nada, preciso deixar claro que, pra mim, a maior demonstração de amor é que Deus deu seu filho único numa cruz por nós, sendo nós ainda pecadores. E isto é fato! Mas, como em todas as áreas, Deus SEMPRE excede as espectativas, tratarei aqui apenas do amor entre nós, meros mortais.
Meu intuito não é diagnosticar o que é amor verdadeiro e o que deixa de ser, afinal cabe a cada um saber o que sente . E cabe aos outros acreditar ou não. O fato é que além do amor, existe a problemática do " como demonstrar amor" e lembro de ter aprendido um pouquinho sobre isso quando estudei as tais "linguagens do amor".
Muitas vezes nos deparamos com situações do tipo " aquele pilantra não te ama!Vc acha q isso é amor?" , ou " Tá te enchendo de presentes? Ih! Tá querendo te comprar". Existem ainda as filosofias derivadas de músicas como: " quando a gente gosta é claro que a gente cuida" e por aí vai. Um verdadeiro repertório de ilustres filósofos de butequim que pretendem fazer de suas palavras a completa definição do que é o amor e de como amar.
O fato é: Existem diferentes tipos de amor: Eros, Philia, Storge,Ágape...todos são nomes derivados da mitologia que expressam respectivamente o amor sexual , o amor a nível de amizade, amor entre familiares e o amor incondicional de Deus por nós. Mas a questão que torna as coisas realmente confusas é que existem diferentes maneiras de demonstrar amor! E esse é o objetivo do meu post de hoje.
As diversas formas de mostrar que se ama são chamadas de linguagens do amor. Elas são cinco:
1- Toque
2- Tempo de qualidade
3- Palavras
4- Ações de serviço
5- Presentes.
A questão toda deve ser encarada como se essas linguagens fossem verdadeiros idiomas, porque na prática é assim que funciona.Alguns adoram dizer EU TE AMO sempre. Outros não. Mas as pesssoas que o fazem tem como "idioma" a linguagem das palavras. Esse é o jeito desse tipo de pessoa de demonstrar amor.Falando. Geralmente, eles não percebem que a pessoa amada possa preferir um carinho ou outra coisa. Ele ama e transmite seu amor nesse idioma. Infelizmente, aquele que é amado , quase sempre, fala outra língua. E daí surgem os problemas de relacionamento!(rs)
Uns amam atráves de presentes, e nao significa que querem comprar alguém! É o jeito que encontram de mostrar seu sentimento. O problema é que quem "fala" de uma maneira, só entende dessa maneira . Então, quando o parceiro vem "falando" em linguagem diferente, a pessoa não entende, acha que não é valorizada ou correspondida e tudo mais.
Existem aqueles que apreciam um bom tempo junto, o chamado tempo de qualidade, onde há conversa, troca de experiências, etc. Outros gostam de tocar. Demonstram seus sentimentos em carinhos que nunca acabam e não se cansam disso! Ainda tem uns que preferem mostrar o que sentem atráves de ações pela pessoa que se ama.
Todas as linguagens, querem, no fim das contas, dizer o mesmo eu te amo que aquele que tem o
idioma das palavras diz na maior naturalidade. Nenhuma língua é melhor ou pior. São apenas maneiras diferentes de expressar a mesma coisa. Afinal, que graça teria a vida se todos fôssemos iguais?
Fica a dica: Se cada um fala uma línguagem, fica óbvio que também só entende nessa linguagem. Então, tentem explorar a maneira de amar dos seus amados e assim transmitir o seu amor na linguagem deles, pra que eles possam compreender e por fim, se sentirem amados de verdade.
Pra terminar, deixo com vocÊs uma mensagem de Fernando Pessoa que me emprestou o título do post
"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"
Um big beijo,
a Bléia de sempre!
